O TypeScript é uma linguagem de programação OpenSource (código fonte disponível no CodePlex), que foi anunciada no dia 1° de outubro de 2012 por Anders Hejlsberg, Technical Fellow da Microsoft e criador do C#, Turbo Pascal, Delphi, entre outros. Quando li sobre o anúncio do TypeScript pela primeira vez imaginei que seria simplesmente um outro CoffeeScript da vida, mas ao conhecer os detalhes percebi que é muito mais interessante do que eu imaginava.

Mas então, pra que serve o TypeScript?

O TypeScript é um superset tipado do JavaScript que compila para, adivinha… JavaScript, e por padrão, todo o código JavaScript já é código TypeScript válido. O objetivo é desenvolver aplicações podendo utilizar tipagem estática, classes, interfaces, modulos (que servem como namespaces). Existe até a possibilidade de usar funções anônimas no estilo Lambda do C# que achei muito legal. E tudo isso, como disse antes, gerando um código JavaScript puro, então é possível utilizar as mesmas bibliotecas que você já está acostumado, como Node.js, jQuery, etc…

A esquerda, o código TypeScript, na direita, o resultado.

Você pode aprender sobre a linguagem no site oficial http://typescriptlang.org e brincar no playground online em um editor muito bacana, com direito a intellisense e syntax highlight.

Enfim, a única coisa que não gostei, é que com ASP.NET precisamos adicionar um target BeforeBuild no .csproj da aplicação, mas achei muito interessante a iniciativa da Microsoft com o TypeScript, principalmente tipagem estática, módulos e interfaces abertas, que facilitam muito o desenvolvimento.